sexta-feira, 9 de julho de 2010

Adão e Eva- "Pessoas reais ou mitos?"

PROBLEMA: Muitos eruditos modernos consideram os primeiros capítulos de Gênesis como um mito, e não os tomam como históricos. Mas a Bíblia parece apresentar Adão e Eva como pessoas reais, que tiveram filhos, dos quais todo o restante da humanidade proveio (cf. Gn 5:lss).

SOLUÇÃO:
Há uma boa evidência para crermos que Adão e Eva tenham sido pessoas reais.

Diante destes questionamentos, cabe nos analizar parte a parte 10 argumentos que nos faz analizar a situação proposta, esse questionamento que talvez já tenha passado em nossa cabeça, busca uma solução. E já que nossa Bíblia menciona que " Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." 2Co 13:8
Cabe-nos neste momento um questionamento:

Existem argumentos que evidenciam a real existência de Adão e Eva?


Primeiro, Gênesis 1-2 apresenta-os como pessoas reais, e até mesmo narra os importantes acontecimentos de suas vidas (o que é histórico).

Segundo, eles tiveram filhos que foram pessoas reais, que também tiveram filhos reais (Gn 4:1,25; 5:1SS),

Terceiro, a mesma frase ("são estas as gerações de") usada para registrar dados históricos posteriores em Gênesis (6:9; 9:12; 10:1, 32; 11:10, 27; 17:7, 9) é empregada com respeito a Adão e Eva (Gn 5:1).

Quarto, cronologias posteriores do AT colocam Adão no topo da lista (1 Cr 1:1).

Quinto, o NT põe Adão no início da lista dos antecedentes de Jesus (Lc 3:38).

Sexto, Jesus referiu-se a Adão e Eva como os primeiros "macho e fêmea", fazendo da união física deles a base do casamento (Mt 19:4).

Sétimo, Romanos declara que a morte literalmente reinou no mundo trazida por um "Adão" literal (Rm 5:14).

Oitavo, a comparação entre Adão (o "primeiro Adão") e Cristo (o "último Adão") em 1 Coríntios 15:45 manifesta que Adão é tomado literalmente como uma pessoa histórica.

Nono, a declaração de Paulo de que "primeiro foi formado Adão, depois Eva" (1 Tm 2:13) revela que ele fala de uma pessoa real.

Décimo, é lógico que teve de haver um primeiro casal real de seres humanos, macho e fêmea, pois, caso contrário, a raça humana não teria como começar a existir. A Bíblia chama a esse casal, que de fato existiu, de "Adão e Eva", e não há por que duvidar de sua real existência.



Até o próximo estudo abençoados, e fiquem todos na Paz de Cristo.
Victor Silva




Voltar para a Página Principal

2 comentários:

Unknown disse...

se Adão e Eva foram os primeiros humanos, como se explica os fósseis humanos que datam milhões de anos??Se Deus fez os animais mo mesmo tempo que Adãoe Eva, por que existiu fosseis de animais muito antes da existêcnia de Adão e Eva???..essa é uma pergunta feita por um ateu em uma comunidade do orkut...nãoconsegui responder...alguém ajudaria??obrigada

Victor Silva disse...

Basta lermos Genesis Capitulo 1º versículo 1 e 2 :
O que muitos não sabem é que é bem provável que exista uma imensidão de milhares de anos entre o versículo 1 e o versículo 2.
Pois lendo:
1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.

Terra Criada( ou seja quando se cria define-se um formato)
Já no versículo 2 diz:

A)E a terra era sem forma e vazia;
Se foi criada com forma e no versiculo 2 diz que ela era sem forma e vazia, logo se nota que nesse espaço entre o versículo 1 e 2, "houve uma destruição", do que já fora criado( até possívelmente pode se entrar aí o Big Bang,mas nada concreto)

B)e havia trevas sobre a face do abismo;

Se havia trevas sobre a face do Abismo, sinal que não havia nada estava o mundo em completo cataclisma (a trevas se estudar a respeito da expulsão de Lucífer do Céu, verás que tem a ver com o principe das trevas, que expulso dos céus, por querer assumir o trono de Deus, então a razão das trevas.
C)e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Neste momento o Espiríto passa a se mover preparando para a reconstrução do mundo, e a recriação dos seres viventes, incluíndo a criação de Adão e Eva, para que reinasse e organizasse as coisas na terra.

Resumindo:
Esses fósseis de milhares de anos são fosséis encontrados sobterrados, pela destruição do mundo em um primeiro momento.
Note ADÃO e EVA foram os primeiros humanos sim, a respeito de Seres viventes não se pode dizer o mesmo.

Abraço Suzyefe,e espero que possa ter sanado em um primeiro momento essa sua dúvida.
Fique na Paz de Cristo.